Espaço para a divulgação da arte e técnica de problemas de xadrez; sua evolução histórica; soluções de problemas e crônicas acidentais. Todos os direitos reservados. © Roberto Stelling

11 de outubro de 2006

CBS - Fase preliminar.

A fase preliminar do Campeonato Brasileiro de Soluções de 2005-7 foi composta de 8 problemas de mates diretos em 2 lances, a grande maioria de autores brasileiros.
Esta fase não é particularmente difícil e o solucionista iniciante pode utilizá-la para praticar o ambiente da final, já que a última fase do CBS também é composta de 8 problemas em 2 lances para serem resolvidos em uma hora; única diferença é que na final são 4 problemas de mate sdiretos em 2 lances, 2 ajudados em 2 lances e 2 inversos em 2 lances.

Assim o melhor que o solucionista pode fazer é escolher uma hora e local tranquilos, pegar seu tabuleiro e peças, mesmo que não vá usá-los, caneta e papel, reservar uma hora para que não seja perturbado e tentar resolver todos os 8 problemas neste intervalo.
Este treino certamente vai ajudar o solucionista a se preparar para o momento da final.

A segunda alternativa é resolver os problemas um a um, sem se preocupar com o tempo, e enviá-los, por e-mail ou correio, para o organizador do campeonato antes da data final de entrega. Pode não parecer mas este "pequeno" detalhe é importante: sei de competidores que resolveram todos os problemas no primeiro dia mas se esqueceram de enviar as soluções. Típico do disturbio de atenção que assola o meio enxadrístico. ;)

A terceira alternativa, que não recomendo, é resolver as composições utilizando um dos vários programas de soluções de problemas de xadrez. Para quem não sabe onde encontrá-los basta ir ao Wikipedia e ver o artigo Software for handling chess problems, estão praticamente todos lá com comentários, links e características.

E por que recomendo não usar programas para resolver os problemas nas fases preliminar e semifinal ? A razão não é ética, já que cada um está em casa com a sua própria consciência e tem o direto de fazer o que bem entende, mas sim prática!

Estes programas são de grande utilidade para o compositor de problemas, já que este precisa verificar se sua composição está correta, se há variantes indesejadas, se há furos ou demolições. A utilização de programas tem alterado até a forma de compor e a natureza de algumas composições modernas.

Os programas podem ser úteis para o solucionista se ele utilizá-los para conferir as variantes que analisou e tomou nota, para verificar se deixou alguma coisa de fora e tentar corrigir os seus erros, porém são totalmente inúteis para resolver os problemas para você já que na final ao vivo você não terá como usá-los (a não ser que você tenha uma infra-estrutura "Danailoviana" ao seu dispor!).

Certamente há jogadores que tem facilidade para resolver problemas (Paul Keres é o clássico exemplo de grande mestre que também apreciava, resolvia e compunha problemas) porém a habilidade só é desenvolvida com o exercício da solução de problemas, seja em um ambiente formal de competição ou entre amigos, intercalando soluções, piadas e alfinetadas (não é, meu caro Roland? :o)), usar programas para resolver seus problemas não vai ajudá-lo a ser um melhor solucionista, como colocar o Rybka para jogar no seu lugar não vai fazê-lo campeão do mundo (embora haja quem discorde!).

Bom, mas vamos aos problemas da fase semifinal.

1. Fritz Loepert, 1982

#2

2. Fritz Loepert, 1982

#2

3. Fritz Loepert, 1982

#2

Ainda faltam mais 5 problemas mas me digam, como vocês se saem com estes 3 ?
No próximo post comentaremos estes problemas, suas soluções e veremos os seguintes.
Até lá.

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Eu tenho muitos problemas... porque razão procuraria problemas no xadrez? De toda forma minhas congratulações por mais um título ao bom amigo.

27 de novembro de 2006 às 01:13

 
Anonymous Anônimo disse...

Em cada um dos problemas chega-se ao mate com dois lances?

4 de março de 2008 às 16:34

 
Blogger Stelling disse...

Sim, nestes tres problemas iniciais chega-se ao mate em dois lances, conforme a indicação abaixo dos diagramas: #2.
Se fosse um mate entre tres a indicação seria: #3.
Se fosse um inverso em 5 a indicação seria: s#5
Se fosse um ajudado em 4 a indicação seria: h#4
E se fosse um estudo poderia estar indicado com + (as brancas jogam e ganham) ou = (as brancas jogam e empatam).

4 de março de 2008 às 17:47

 
Anonymous Anônimo disse...

Desculpa a minha ignorância, mas sou leigo em problemas enxadrísticos e em alguns termos. jogo apenas por hobby com alguns amigos e quero aprender um pouco mais. Como seria um inverso e um ajudando?

4 de março de 2008 às 20:13

 
Blogger Stelling disse...

Se você está interessado em problemas o melhor caminho realmente é começar pelos mates diretos (aqueles do tipo: as brancas jogam e dão mate em X lances) e estudos. Estas duas formas são as mais semelhantes às partidas de xadrez.
Inversos e ajudados são formas de problemas que foram criados mais tarde que os diretos e ajudados. Apesar de usar as mesmas peças e ter os mesmos movimentos que um jogo de xadrez normal o objetivo do problema é diferente do objetivo em uma partida de xadrez.
Em um problema inverso as brancas desejam forçar as negras a lhes dar mate e as negras tentam evitar dar mate.
Em um ajudado as brancas e as negras atuam em conjunto para que as negras levem mate.
Em princípio pode parecer confuso mas há várias idéias que são melhor expressas no formado de inverso e ajudado que no formato de problemas diretos.
Para ver uma introdução básica ao problemismo eu recomendo você dar uma passada no site do Leonardo Mano, lá você vai encontrar uma grande quantidade de problemas e definições. O link é: http://paginas.terra.com.br/esporte/problemasdexadrez/index.htm

4 de março de 2008 às 20:36

 
Anonymous Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas e toques.

4 de março de 2008 às 21:23

 

Postar um comentário

<< Home