Espaço para a divulgação da arte e técnica de problemas de xadrez; sua evolução histórica; soluções de problemas e crônicas acidentais. Todos os direitos reservados. © Roberto Stelling

14 de março de 2006

Gênese II

O problema abaixo talvez seja o mais conhecido de Adolf Anderssen e é um representante típico da época de transição de meados do século XIX.

Antes de dar mate as brancas precisa eliminar as possibilidade de contrajogo das pretas iniciadas com 1. … e1=D+, assim a chave só pode ser o aparentemente improvável: 1. De1! Após a captura da dama branca as brancas podem seguir com seu plano de jogo: 2. Td4 ameaçando 3. Ta4+ Bxa4 4. b4+ D(b)xb4 (se as pretas jogaram 1. ... dxe1=D(b) ou 1. ... fxe1=D(b) e 2. d1=~

Adolf AnderssenIllustrated London News, 1846

#5

Assim a solução é:
1. De1! dxe1=D (ou 1. … dxe1=B ou 1. … fxe1=D ou B).
Agora não há como refutar o plano das brancas.
2. Td4 ~ (este sinal simboliza qualquer lance das pretas)
3. Ta4+ Bxa4
4. b4+ Dxb4
5. axb4#

E por último um problema com características mais modernas de Adolf Anderssen mas ainda assim de estratégia simples.

Adolf AnderssenLeipziger Illustr. Ztg, 1948

#3

1. Rb1! Bh5
2. Tg6 (zugzwang preto)
seguido de 3. Cf7#, 3. Cxg6#, 3. Bxg7# ou 3. Tg8#

Estes problemas de Anderssen são bem característicos da época de transição porém ainda não possuem elementos que possam definir um tema.

Tres categorias de mecanismos importantes começaram a ser explorados naquela época: remoções (clearance), interferências e dobras (doubling).

O tema Turton, que aparece pela primeira vez no problema abaixo, é um caso típico de dobra onde uma peça mais fraca se move para trás em uma linha para que outra peça de maior força possa se mover no sentido contrário na mesma linha (quando se fala linha inclui-se linhas, colunas e diagonais), o efeito de duplicação de forças é essencial no tema.

Henry Turton (versão)Illustrated London News, 1856


#3

A primeira ameaça que ocorre ao solucionista é retirar o bispo de c3 ameaçando Da3# mas para onde o bispo deve ir ? Se as brancas tentam 1. Bf6? as pretas defendem com 1. ... b4 e não há mais tempo para dar mate (se 2. De5 c3) assim a solução é:
1. Bh8! b4
2. Dg7 e não há defesa para a dupla ameaça3. Dxb2# e 3. Da7#

1. ... Ta8
2. Dg7 Ta2
3. Dg1#

Assim está caracterizado o tema Turton. Uma peça menor (o Bispo neste caso) faz um lance crítico (Bh8 que passa pela casa g7) que permite o dobramento de uma peça de maior força (a Dama) mais tarde durante a solução do problema.

No mesmo ano o genial Sam Loyd publicou o seguinte problema, que foi o precursor do tema Loyd-Turton.

Samuel Loyd, New York Clipper
10 de novembro de 1856

#4

Apesar da sua natureza inocente este é um problema de difícil solução. Deixo aos leitores o prazer de tentar resolvê-lo!
Até a próxima e boa sorte! :)

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Esse Problemist é fogo mesmo, Roberto, hehe.

1. Qg1! ad lib 2. Bf2 [3. Bxb6 [4. Sb4, Qc5#]
3. ... Sxb6, Kd5 4. Qc5#] [4. Qc5#]
3. ... Kxe5 4. Qd4#
3. ... Kc6 4. Sb4, Qc5#

16 de março de 2006 às 09:40

 
Blogger Stelling disse...

Exatamente! Mas é claro que o Problemiste não podia estar errado. ;)

O genial da composição é que o Loyd executa uma dobra ao contrário onde a peça mais forte vai para trás da dobra para que a mais fraca se posicione à frente. É fantástico também como a chave dá uma fuga ao rei preto, tornando a solução ainda mais difícil!

Na seção de links há o endereço do Problemiste!

16 de março de 2006 às 14:31

 

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