Espaço para a divulgação da arte e técnica de problemas de xadrez; sua evolução histórica; soluções de problemas e crônicas acidentais. Todos os direitos reservados. © Roberto Stelling

20 de março de 2006

Gênese III

Depois de um longo e tenebroso inverno onde não era possível fazer o upload de imagens no Blogspot voltamos à programação normal.

Um dos nossos últimos assuntos foi o tema Turton, cuja execução aparece pela primeira vez em 1856 neste problema. Quase 50 anos depois o genial compositor americano Otto Wurzburg compôs esta miniatura ilustrando o tema de forma simples e magistral.

Otto Wurzburg
V Bahn Frei, 1895

#3

É fácil perceber que não há uma forma adequada de colocar a dama branca em jogo. 1. Dg4? não oferece maiores perigos. A melhor tentativa parece ser 1. Dh5? planejando 2. De8 seguido de Dc8# porém este plano é refutado por 1. ... a5! seguido de 2. a6 e não há mais mate em c8.
Se não é possível passar a Dama primeiro então vale a pena tentar trazer o bispo para trás da dama e depois jogar Dg4. Assim surge:
1. Bh3! (ameaçando 2. Dg4 seguido de 3. Dc8#)
porém as pretas seguem com
1. ... a5 ao que as brancas jogam o fulminante:
2. Da6+ Rxa6
3. Bc8#
2. ... R~
3. Dc8#

O lance inicial (Bh3) seguido da ameaça (Dg4) formam o Tema Turton.

Outro tema de dobra interessante é o Tema Zepler. Aqui a dobra ocorre como no Turton porém as peças que foram a dobra invertem as suas posições para poderem cumprir com a estipulação do problema.

Erich Zepler
Hamburgischer Correspondent, 1929

#3

Aqui o simples 1. Tgb2? falha devido a 1. ... Bxd6! e não há como dar mate no terceiro lance.
A chave é então:
1. Tb4! (lance de espera que força o bispo preto a sair da diagonal f8-a3)
1. ... Bg7
2. Tgb2 ~
3. Tb8#

Então a T de g2 forma a dobra como elemento posterior e não frontal, como aparece na tentativa 1. Tgb2?

Este mesmo tema é mais tarde executado com maestria por Hans Ott, em 1959, em um direto em 7 lances.

Hans Ott
1959

#7

Aqui se as pretas jogarem 1. ... Bd5+ o jogo seguem com:
1. ... Bd5+ 2. Rxd5 Ra2 3. Dxb1+ Rb3(a3) 4. Th3+ Rb4 5. Dxb2+ seguido de 6. Ta3#.
Assim é essencial que a torre branca se mantenha na primeira fila e possa ir à terceira quando necessário.
Mas as pretas podem jogar b4, b3, b5 e b4 e tentar provocar um pate, o que fazer ? A solução é inverter a posição da dama e da torre para poder responder ao b4 final com uma manobra surpreendente. Vejamos:
1. Tf1! b4
2. Da4 b3
3. Da7 b5
4. Dg1 b4
5. Txb1+ Bxb1+
6. d3 Ra2
7. Da7#

A inversão da dama com a torre executa o tema Zepler. 1. Te1? falha porque as pretas jogam 1. ... Bd5+! e a torre branca não tem mais acesso à terceira fila!

Tudo isto nos leva ao seguinte problema de Erich Zepler e talvez a sua composição mais sensacional. Zepler era um mestre dos temas lógicos, onde estratégias de jogo são definidas por elementos lógicos que precisam ser alcançados para a execução da solução.

A. Kraemer and E. Zepler
1st Prize Neue Leipziger Zeitung 1935
(corrigido em 1948)

#4

Mate em 4! Um doce para quem resolver. ;)

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Roberto,
não teve jeito. Tive que apelar de novo. Olha o tamanhozinho da solução do Mate Search do Fritz.


[Event "Blitz:1'"]
[Site "MyTown"]
[Date "????.??.??"]
[Round "?"]
[White "New game"]
[Black "?"]
[Result "*"]
[SetUp "1"]
[FEN "8/1p3K1p/8/5p2/2Q2P2/k1P4B/3R4/1q6 w - - 0 1"]
[PlyCount "7"]

1. Bxf5 {threatening Bxb1(#2)} 1... Qxf5+ (1... Qb2 2. Qc5+ (2. Be6 {
threatening Qa2+(#2)} 2... Qb1 3. Qa2+ (3. Qb4+ Qxb4 4. Ra2#) (3. Ra2+ Qxa2 4.
Qxa2# (4. Qb4#)) 3... Qxa2 4. Rxa2#) 2... Ka2 (2... Ka4 3. Rxb2 {
threatening Qb4#(#1)} 3... b5 4. Qb4# (4. Qa7#)) (2... Kb3 3. Qb4+ Ka2 4. Qa4#
(4. Qxb2#)) 3. Qa5+ Kb3 4. Be6#) (1... Qb3 2. Be6 {threatening Qxb3#(#1)} 2...
Qxc4 (2... Qb2 3. Qa2+ (3. Qb5 {threatening Qa5#(#1)} 3... Qa1 (3... Qxc3 4.
Ra2#) (3... Qc2 4. Qb4#) (3... Qb3 4. Qxb3#) (3... Qb4 4. Qxb4# (4. Ra2#)) (
3... b6 4. Qa6#) 4. Qa5# (4. Qb4#) (4. Qb3#)) (3. Qb4+ Qxb4 4. Ra2#) 3... Qxa2
4. Rxa2#) 3. Bxc4 {threatening Ra2#(#1)} 3... Ka4 4. Ra2#) 2. Ke7 {
threatening Qa2#(#1)} 2... Qe4+ (2... Qc2 3. Rxc2 {threatening Ra2#(#1)} 3...
b5 4. Ra2# (4. Qa2#) (4. Qb4#)) (2... Qb1 3. Ra2+ Qxa2 4. Qb4#) (2... Qe6+ 3.
Kxe6 {threatening Qa2#(#1)} 3... b5 4. Qa2# (4. Qb4#) (4. Ra2#)) (2... Qd7+ 3.
Kxd7 {threatening Qa2#(#1)} 3... b5 4. Qa2# (4. Qb4#) (4. Ra2#)) (2... Qe5+ 3.
fxe5 {threatening Qa2#(#1)} 3... b5 4. Qa2# (4. Qb4#) (4. Ra2#)) (2... Qc5+ 3.
Qxc5+ Ka4 4. Qb4#) (2... Qg5+ 3. fxg5 {threatening Qa2#(#1)} 3... b5 4. Qa2# (
4. Qb4#) (4. Ra2#)) (2... Qf6+ 3. Kxf6 {threatening Qa2#(#1)} 3... b5 4. Qa2# (
4. Qb4#) (4. Ra2#)) (2... Qf7+ 3. Kxf7 {threatening Qa2#(#1)} 3... b5 4. Qa2# (
4. Qb4#) (4. Ra2#)) (2... Qf8+ 3. Kxf8 {threatening Qa2#(#1)} 3... b5 4. Qa2# (
4. Qb4#) (4. Ra2#)) 3. Qxe4 {threatening Qb4#(#1)} 3... Kb3 4. Qb4# *

29 de março de 2006 às 10:45

 

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