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9 de março de 2006

Quatro ases

Já falamos sobre o tema índio e o famoso "Fiocati". O diagrama abaixo reproduz o problema de Francisco Fiocati.


Francisco Fiocati
A Gazeta, 1932

#3

Esta composição mostra o tema índio destilado ao máximo, não é possível ser mais simples e ao mesmo tempo tão engenhoso. Atualmente se espera que uma execução tão sintética de um tema tradicional seja antecipada (antecipações ocorrem quando um problema anterior exibe a mesma execução de uma idéa de forma idêntica ou quase idêntica). Uma busca em base de dados de problemas (como o Chess Problem Database Server) pode mostrar se a composição é ou não antecipada. Em 1932, quando o "Fiocati" foi publicado, a tarefa de encontrar uma antecipação era eminentemente um exercício de memória.

Alguns anos após a publicação do "Fiocati" na "A Gazeta" os editores da revista Chess, nos Estados Unidos, encontraram uma antecipação do índio do Francisco Fiocati. Exatamente a mesma posição foi publicada por Otto Wurzburg em 1907 ou 1909 embora os editores da revista Chess não soubessem precisar exatamente onde o problema foi publicado e quando.

O enigma foi finalmente resolvido por Edgar Holladay em 1976 quando este consultava os diagramas originais de Otto Wurzburg. Lá Edgar encontrou o "Fiocati" e no diagrama de Otto Wurzburg estavam escritas tres datas: 1907 e 1909, como havia afirmado a revista Chess, e também 23 de outubro de 1908. Provavelmente esta terceira data indicava quando o diagrama foi impresso. Após outras pesquisas Edgar Holladay desencavou mais uma antecipação! Veja o trecho abaixo de uma carta enviada a Idel Becker em 1976: "Mas resolver este pequeno enigma não é necessário já que o problema é, de acordo com os meus registros, antecipado por H. F. L. Meyer, como mostrado no diagrama em anexo; 1903 é anterior a 1909 e 1907. Não sei onde encontrei a antecipação de Meyer".

Aqui está o diagrama enviado por Edgar Holladay:

H. F. L. Meyer
Boy's Own Paper, 1903

#3

Exatamente a mesma posição dos dois problemas anteriores refletida "no espelho" (mais precisamente refletida no eixo da linha entre as colunas "d" e "e"). A estória poderia terminar aqui se uma quarta execução do mesmo tema, desta vez idêntica à posição de Meyer, não tivesse sido publicada na conceituada Deutsche Schachzeitung em 1927 pelo Dr. M. Hogrefe! Ou seja, quatro compositores de renome compuseram a mesma posição em um intervalo de quase 30 anos. O currículo dos tres últimos, Wurzburg, Hogrefe e Fiocati, não deixa a menor dúvida que este foi um caso de antecipação e não de plágio.

O ensinamento deste pequeno drama de composições enxadrísticas é que execuções sintéticas de temas clássicos são muito provavelmente únicas e um compositor buscando tal síntese tem a obrigação de fazer o dever de casa antes de começar o esforço de composição. O grande risco é acabar compondo um clássico Wurzburg, Meyer ou Fiocati!

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